segunda-feira, 15 de março de 2010

Um Corpo Que Cai (Vertigo)



Sinopse: Passado em São Francisco, James Stewart interpreta um detetive com fobia de altura contratado por um homem para seguir sua esposa com tendências suicidas (Kim Novak). Após resgastá-la de uma queda na baía da cidade, ele fica obcecado pela bela e atormentada mulher. Uma das mais arrepiantes narrativas do cinema, com muitas e fascinantes tomadas e ângulos de câmera inusitados de renomadas paisagens de São Francisco. Imperdível para os colecionadores, Um Corpo Que Cai foi saudado pelo crítico Leonard Maltin como "um filme excepcional que permite múltiplas leituras", recebendo a classificação de quatro estrelas.


Elenco Principal:


James Stewart .... detetive John Ferguson (Scottie)
Kim Novak .... Madeleine Elster / Judy Barton
Barbara Bel Geddes .... Marjorie Wood (Midge)
Tom Helmore .... Gavin Elster
Henry Jones .... coronel
Raymond Bailey .... médico de Scottie
Ellen Corby .... gerente do McKittrick Hotel
Konstantin Shayne .... Pop Leibel
Lee Patrick .... proprietário do carro

Diretor: Alfred Hitchcock

Ano: 1958

Oscar: Teve duas indicações, nas categoria de melhor som e melhor direção de arte.

Curiosidades:

- Alfred Hitchcock inventou para Um Corpo que Cai a sequência de zooms e afastamentos da câmera, que dá ao público a sensação de vertigem sentida por John "Scottie" Ferguson. Por apenas alguns segundos utilizando esta sequência foi pago cerca de US$ 19 mil.
- O diretor Alfred Hitchcock aparece em cena aos exatos 11 minutos de Um Corpo que Cai, caminhando com um terno em frente ao estaleiro Gavin Elster.
- Na época recebido pela crítica com reservas, hoje Um Corpo que Cai é considerado a Obra-Prima de Alfred Hitchcock.

Trailer:





Comentários:

Yuri:
Excelente fotográfia, uma grande trilha sonora(mais uma vez conduzida pelo gênio Bernard Hermann) e um orginal e envolvente enredo fazem de Um Corpo Que Cai uma obra-prima do cinema. Hitchcock como sempre um monstro na direção, trabalhando mais uma vez com James Stewart, destacando-se também a linda Kim Novak, sem dúvidas uma das atrizes mais belas a passarem pelo cinema. Este é aquele filme que nos deixa pensando logo após o final, nos permitindo mais de uma interpretação sobre o clássico, não é a toa que sempre está bem colocado(geralmente entre os 4 primeiros) na maioria das votações sobre qual seria o melhor filme de todos os tempos para a crítica especializada. Concordo sobre ele ser o melhor filme do mestre(pelos que eu já assisti). Clássico! Nota: 10,0

Emerson:
Obra prima! Não há outra maneira de descrever Um Corpo que Cai que não seja perfeito. O melhor filme do mestre do suspense Hitchcock, contando com ótimas atuações de James Stewart,( melhor filme dele na minha opinião), e da belíssima Kim Novak. Um dos melhores filmes de todos os tempos, e um dos meus preferidos, imperdível. Nota:10,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário