domingo, 28 de fevereiro de 2010

Os Imperdoáveis (Unforgiven)



Sinopse:
Por muito tempo ele tentou enterrar seu passado como um dos mais rápidos pistoleiros do Oeste. Mas agora ele não tem como evitar: viúvo, sem dinheiro e com filhos para criar, o temido Will Munny (Clint Eastwood, de As Pontes de Madison) cavalga novamente com o velho parceiro Ned Longan (Morgan Freeman, de Robin Hood - Príncipe dos Ladrões) e o ambicioso Schofield Kid (Jaimz Woolvett) em busca de uma recompensa. Sua missão é matar dois cowboys que desfiguraram uma prostituta na distante cidade de Big Whiskey. Eles terão de enfrentar outros caçadores de recompensas, como o famoso pistoleiro English Bob (Richard Harris, de Selavagens Cães de Guerra), e o violento xerife Little Bill Daggett (Gene Hackman, Oscar de melhor ator por Operação França em 1971). Um duelo de gigantes do velho Oeste, com muita ação e suspense, que marca a volta triunfal de Clint Eastwood ao gênero que o consagrou!


Elenco Principal:Clint Eastwood (Bill Munny)
Gene Hackman (Little Bill Daggett)
Morgan Freeman (Ned Logan)
Richard Harris (Bob, o inglês)
Jaimz Woolvett (Schofield Kid)
Saul Rubinek (W.W. Beauchamp)
Frances Fisher (Strawberry Alice)
Anna Levine (Delilah Fitzgerald)
David Mucci (Quick Mike)
Rob Campbell (Davey Bunting)
Anthony James (Skinny Dubois)
Beverley Elliott (Silky)
Shane Meier (Will Munny)
Aline Levasseur (Penny Munny)
Ron White (Clyde Ledbetter)


Diretor: Clint Eastwood

Oscar 1993
Venceu nas categorias de melhor filme, melhor diretor,melhor ator coadjuvante(Gene Hackman) e melhor edição.
Indicado nas categorias de melhor ator(Clint Eastwood), melhor roteiro original, melhor fotografia, melhor direção de arte, melhor som.

Curiosidades:   

- Após ler o roteiro Gene Hackman, recusou o papel de xerife Little Bill Daggett, apenas voltando atrás devido insistência de Clint Eastwood, que fazia questão em tê-lo no papel.
- É o terceiro faroeste a ganhar um Oscar de Melhor Filme. Os outros dois foram Dança com Lobos (1990) e Cimarron (1931).
- Em 2007, foi escolhido o nº 68 Melhor Filme de Todos os Tempos e número 4 entre os dez maiores faroestes de todos os tempos no ranking do American Film Institute.

Trailer




Comentários:

Yuri:
Uma volta triunfal de Eastwood ao gênero que lhe tranformou no astro que é, depois de vários anos de esquecimento dos westerns, Clint nos presenteia com um uma obra genial, contando com um elenco de primeira linha, líderado por Freeman e Hackman(merecidamente vencedor do oscar de melhor ator coadjuvante por esse filme). O filme apesar de longo te mantém ligado a cada cena, destacando-se grandes dialogos. Mais o grande destaque vai para a cena final, é de arrepiar, Eastwood foi simplesmente genial, tanto atuando como dirigindo. Nota 10! Nota: 10

Emerson:
Clint Eastwood em mais um filme do gênero que o consagrou, contando com um ótimo roteiro e com belas atuações. Os Imperdoáveis faz "jus" aos grandes western dos anos 60 e 70.Filmaço! Nota: 10,0

2 comentários:

  1. Mesmo com a pancada de filmes western que existe na história do cinema, poucos realmente têm qualidade. A grande maioria peca por exageros e roteiros muito simplórios.
    Uma das exceções é Unforgiven, do ator/diretor Clint Eastwood. Mesmo feito no início dos anos 90, época em que o gênero já havia perdido a sua força, esse filme possui um roteiro simples mas que prende a atenção do expectador (OK, não respondo pelos outros: prendeu a MINHA atenção).
    As atuações também são de primeiríssima qualidade (com um elenco desses...) e os personagens têm bastante profundidade, coisa difícil de ser vista nos outros filmes do tipo.
    Uma das minhas cenas preferidas (depois de ver muitas vezes perde um pouco da graça, mas na primeira vez...) é a que William Munny aparece na porta do saloon, com o trabuco em mãos e todo mundo que está lá fica paralisado (leia-se CAGADO) de medo. Pô, o cara surpreende a todos e usa somente a reputação (OK, a cara de mal também...)
    Nota 10.

    Augusto Fernandes Sales
    afsales@ig.com.br

    ResponderExcluir