domingo, 13 de junho de 2010

Control


Sinopse: A vida de Ian Curtis, o genial vocalista e líder de uma das maiores bandas dos anos 80, Joy Division, virou filme, nas mãos do diretor Anton Corbijin.
O longa-metragem é baseado no livro "Touching From a Distance", da viúva de Ian, Deborah Curtis e conta uma versão particular tanto da carreira quanto da vida pessoal do músico.
Filmado em preto e branco, Control é ousado e não é uma simples biografia de um astro do rock. Tem como "cenário" a Inglaterra dos anos 70 e retrata com maestria a ascensão do jovem vocalista, levando em conta todas as linguagens cinematográficas. Sendo assim, o diretor se concentra mais no sentimento de Curtis e no crescimento do Joy Division, do que na mitologia do rock, através de uma encenação sombria e elegante, que fez com que Control fosse um dos grandes destaques do festival de Cannes desse ano e recordista de BAFTAs de todos os tempos.
O filme mostra como Ian Curtis e consequentemente o grupo Joy Division revolucionaram o universo do rock da forma mais mateórica jamias vista, com apenas vontade e ideias inovadoras.


Elenco Principal:
Sam Riley ... Ian Curtis
Samantha Morton ... Debbie Curtis
Alexandra Maria Lara ... Annik Honore
Joe Anderson ... Hooky
James Anthony ... Pearson Bernard Sumner
Harry Treadaway ... Steve Morris
Craig Parkinson ... Tony Wilson
Toby Kebbell ... Rob Gretton
Andrew Sheridan ... Terry
Robert Shelly ...Twinny
Richard Bremmer ... Ian's Father
Tanya Myers ... Ian's Mother
Martha Myers Lowe ...Ian's Sister (as Martha Myers-Lowe)
Matthew McNulty ... Nick
David Whittington ... Chemistry Teacher

Diretor: Anton Corbijin

Ano:
2007

Curiosidades:

- O Roteiro do filme foi escrito em forma de flashback. Posteriormente, o diretor alterou a ordem, pois acreditava que a história de Ian seria mais emocionante cronologicamente.
- Os atores que interpretaram os integrantes da banda aprenderam a tocar as músicas. As cenas com vistas no filme são com os próprios atores tocando e cantando.
- O filme foi rodado em cores e depois transformado em preto-e-branco na pós produção.

Trailer:

Comentários:

Emerson:
É impossível assistir Control e não refletir sobre a vida. Até para quem não gosta de Joy Division, o filme mostra algo diferente, nunca visto antes no cinema, algo difícil de explicar. A trilha sonora, a imagem, o roteiro, as atuações, são simplesmente perfeitas. Um filme perturbador, que fica por dias em nossas cabeças, simplesmente pensando a respeito, mas sem nenhuma explicação, apenas pensando. Como fã de Joy Division, sou suspeito para falar a respeito, mas o filme não merece outra nota a não ser 10! Nota: 10,0

Yuri: Nota:



Nenhum comentário:

Postar um comentário