domingo, 21 de julho de 2013

Era uma vez no Oeste (C'era una Volta il West)


Sinopse: Em virtude das terras que possuía serem futuramente a rota da estrada de ferro, um pai e todos os filhos são brutalmente assassinados por um matador profissional. Entretanto, ninguém sabia que ele, viúvo há seis anos, tinha se casado com uma prostituta de Nova Orleans, que passa a ser a dona do local e recebe a proteção de um hábil atirador, que tem contas a ajustar com o frio matador.


Elenco Principal:      

• Henry Fonda.............Frank

• Claudia Cardinale.......Jill McBain

• Jason Robards...........Cheyenne

• Charles Bronson.........Harmonica

• Gabriele Ferzetti.......Morton

• Paolo Stoppa............Sam

• Frank Wolff.............Brett McBain

• Keenan Wynn.............Xerife

• Woody Strode............Stony

• Jack Elam...............Snaky

Diretor: Sergio Leone

Ano: 1968

Curiosidades:

- O ator Henry Fonda inicialmente recusou o convite do diretor Sergio Leone para estrelar Era Uma Vez no Oeste. Fonda apenas aceitou participar do filme após o próprio Sergio Leone viajar para os Estados Unidos e convencê-lo a estrelar Era Uma Vez no Oeste.
- Originalmente era a intenção do diretor Sergio Leone que Clint Eastwood interpretasse o personagem que ficou acabando com Charles Bronson. 
- Al Mulock, que interpretou um dos três atiradores que aparecem na sequência de abertura do filme, se suicidou em pleno set de filmagens.
- Era Uma Vez no Oeste é o primeiro filme da trilogia feita pelo diretor Sergio Leone sobre a América. Os demais filmes foram Quando explode a Vingança (1972) e Era Uma Vez na América (1984).

Trailer


Comentário:

Sempre ouvia dizer que Era Uma Vez no Oeste, era o melhor filme de western já feito, por isso sempre tive a curiosidade de assistir. Confesso que a primeira vez que assisti, não gostei tanto assim, já que, o filme era tão renomado, fiquei um pouco decepcionado. Passado um tempo, resolvi assisti-lo novamente, e tive uma leitura totalmente diferente da primeira vez que o vi, desde a trilha sonora, as câmeras diretamente nos olhos dos personagens, a história em si, enfim, não chego a achar que seja o melhor western já feito, na minha opinião, Três Homens em Conflito e Os Imperdoáveis, ficam a frente. Porém, é um filmaço, clássico do cinema!!! Nota: 9,0

2 comentários:

  1. Pode não ser o melhor de todos os tempos, mas com certeza entra na lista dos cinco melhores.

    O italiano Sergio Leone dirigiu cinco westerns memoráveis, além do ótimo filme sobre gânsteres "Era Uma Vez Na América".

    Além dos dois westerns que você citou, assista também "Por Um Punhado Dólares", "Por Uns Dólares a Mais" e "Quando Explode a Vingança"

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. "Por um Punhado de Dólares" e "Por uns Dólares a Mais" eu já assisti, mas Quando Explode a Vingança ainda não. Valeu pela dica.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir