segunda-feira, 5 de março de 2012

Um Dia de Cão (Dog Day Afternoon)


Sinopse: Numa tarde quente no Brooklyn, dois perdedores planejam roubar um banco. Sonny (Al Pacino) é o cabeça, Sal (John Cazale) é o cúmplice, e o resultado será um desastre. Por que tiras, curiosos, câmeras de TV e o entregador de pizza acabaram de chegar. O "bem planejado" golpe agora virou um circo.
Pacino e o diretor Sydney Lumet que trabalharam juntos em Serpico, estão de volta neste tempestuoso suspense cômico que foi indicado para seis *Oscar (incluindo Melhor Filme) e Vencedor pelo Roteiro Original de Frank Pierson. Baseado numa história real, Um Dia de Cão é "um dos grandes filmes do ano, eletrizante, emocionante e dramático". (Gene Shalit, NBC-TV).

Elenco principal

Al Pacino................... Sonny
John Cazale.............. Sal
Charles Durning........Det. Sgt. Eugene Morett
Chris Sarandon........Leon Shermer
James Broderick...... Sheldon
Beulah Garrick.......... Margaret
Sully Boyar................ Mulvaney
Sandra Kazan........... Deborah
Carol Kane................ Janny
Lance Henriksen...... Murphy

Diretor: Sydney Lumet

Ano: 1975

Oscar: Vencedor na categoria de Melhor Roteiro Original.
Indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor (Sydney Lumet), Melhor Ator (Al Pacino), Melhor Ator Coadjuvante
(Chris Sarandon) e Melhor Montagem.

Curiosidades:

-A conversa que os personagens de Al Pacino (Sonny) e Chris Sarandon (Leon) têm ao telefone foi toda improvisada pelos autores.
-Na hora em que uma das reféns oferece um cigarro a Sal (o parceiro de Tony no assalto ao banco), ele recusa o cigarro e diz que não quer morrer de câncer. O ator John Cazale, intérprete de Sal, tragicamente morreu dessa mesma doença três anos depois do filme em 12 de março de 1978, devido a um câncer nos ossos.
-Em 1975 o próprio realizador do assalto, John Wojtowicz (no filme, Sonny Wortzik) escreveu um artigo para o New York Times, onde apontava para os fatos verídicos e falsos do filme (um deles, bastante curioso, é que tanto ele quanto Sal já estavam imobilizados quando o agente do FBI decidiu atirar em Sal).

Trailer:

Comentários:Emerson: Mais uma ótima atuação de Al Pacino, um dos meus atores favoritos. Al Pacino é o tipo de ator que não faz filme ruim, e não foi diferente em Um Dia de Cão, mais uma vez ao lado do ótimo diretor Sydney Lumet. Um Dia de Cão é uma obra prima, que vale a pena ser conferida, recomendadíssimo!!! Nota:10,0

Yuri: Nota:

Um comentário:

  1. Um dos melhores filmes dos anos setenta. Com Pacino em grande forma e uma ótima interpretação do falecido e hoje praticamente esquecido John Cazale.

    Abraço

    ResponderExcluir