quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ladrões de Bicicletas (Ladri di Biciclette)



Sinopse: Esta é a história de Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), um pai há dois anos desempregado e que aflito, procura nos labirintos das ruas de Roma, sua bicicleta roubada, seu único meio de sobrevivência. Sua esposa Maria (Lianella Carell) penhorou toda a roupa branca de linho da família para que pudesse recuperar sua bicicleta que estava penhorada e trabalhar colando cartazes de cinema por toda a cidade. Acompanhado por Bruno (Enzo Staiola) seu filho de 9 anos, ele inicia uma busca frenética para encontrar o ladrão e a bicicleta. Em seu caminho, encontram vários personagens bizarros e interessantes da cidade, um empresário, uma medium, um trabalhador de uma bicicletaria com centenas de bicicletas, inclusive uma que foi repintada, um velho de um abrigo para mendigos, um jovem que provavelmente seja o ladrão, sua mãe protetora e seus vizinhos. Uma história tocante, um documento histórico, um balanço social e um grande clássico do movimento neo-realista do cinema italiano dirigido pelo mestre Vittorio De Sica.

Elenco principal:

Lamberto Maggiorani (Antonio Ricci)
Enzo Staiola (Bruno)
Lianella Carell (Maria)
Gino Saltamerenda (Baiocco)
Vittorio Antonucci (Ladrão)
Michele Sakara (Secretária De Organização De Caridade)
Fausto Guerzoni (Ator Amador)
Sergio Leone (Seminarista)

Diretor: Vittorio de Sica

Ano: 1948

Oscar: Indicado na categoria de Melhor Roteiro.

Curiosidades:

- Todos os atores presentes no filme são amadores. Esta foi uma decisão do diretor Vittorio de Sica, que preferiu não usar profissionais no elenco. Vittorio de Sica declarou que escolheu os atores que interpretam os personagens Antonio e Bruno devido ao modo de andar de ambos.
- O pôster que o personagem Antonio Ricci coloca é de Gilda  (1946).

Trailer:

Comentários:Emerson: Ladrões de Bicicletas é um filme belíssimo que conta com um ótimo roteiro, a trilha sonora passa o que cada cena representa, uma sintonia perfeita.
As atuações de Lamberto Maggiorani e Enzo Staiola também são um ponto forte no filme. Clássico do cinema italiano! Nota: 9,0Yuri: Nota:

Um comentário: