terça-feira, 5 de abril de 2011
O Poderoso Chefão (The Godfather)
Sinopse: Don Vito Corleone é o líder de uma família mafiosa de Nova York. Problemas surgem quando um gângster apoiado por outra família da Máfia, Sollozzo, anuncia suas intenções de começar a vender drogas em toda Nova York. Don Vito odeia drogas. A rivalidade entre os dois nasce dessa discordância a ponto de Sollozzo tramar o assassinato de Don Vito, mas o tiro sai pela culatra e Don Vito não morre.
Elenco principal:
Marlon Brando......... Don Vito Corleone
Al Paccino..... Michael Corleone
Diane Keaton..... Kay Adams
Robert Duvall.... Tom Hagan
James Caan.... Santino Corleone
Talia Shire...... Connie Corleone
Richard S.Castellano..... Peter Clemenza
Al Lettieri.... Sollozzo
Al Martino.... John Fontane
John Cazale..... Fredo Corleone
Morgana King.... Mama Corleone
Abe Vigoda..... Sal Tessio
Richard Conte.... Don Barzini
Sterlin Hayden.... capitão McCluskey
Alex Rocco.... Moe Greene
Giani Russo.... Carlo Rizzi
John Marley.... Jack Woltz
Diretor: Francis Ford Coppola
Oscar 1973:
Venceu: Melhor filme, melhor ator(Marlon Brando) e melhor roteiro adaptado(Mario Puzo e Francis Ford Coppola).
Indicado: Melhor ator coadjuvante(Al Pacino, James Caan e Robert Duvall), melhor diretor(Francis Ford Coppola), melhor figurino, melhor edição, melhor trilha sonora original e melhor mixagem de som.
Curiosidades:
- Um dos cotados para o papel de Don Vito Corleone foi Laurence Olivier.
- Inicialmente, o papel de Michael Corleone foi oferecido a Warren Betty, Jack Nicholson e Dustin Hoffman, mas todos o recusaram. O ator Al Pacino foi escolhido para o papel.
- Robert De Niro fez testes para os papéis de Sonny e Michael Corleone, mas não conseguiu nenhum dos dois personagens.
- A presença de laranjas nos três filmes da série O Poderoso Chefão sempre indicava que alguém ia morrer ou que iria ocorrer algum atentado.
- Marlon Brando, que ganhou o Oscar por sua interpretação como Don Vito Corleone, se recusou a receber sua estatueta em protesto contra a discriminação feita pelo governo e por Hollywood aos índios americanos. Além de não comparecer a cerimônia de premiação, Brando enviou em seu lugar uma atriz que se fez passar por uma índia americana.
Trailer:
Comentários:
Yuri: Que trabalho do Coppola! Fora a adaptação do romance do Mario Pruzo dividida em 3 filmes(9 horas de cinema de alto nível), que deve ter sido muito difícil, a reunião de um elenco como esse, com feras do nível de Marlon Brando(é brincadeira o que esse cara atua!), Al Pacino, Robert Duvall, Diane Keaton, Talia Shire, John Cazale entre outros, não é para qualquer um. O resultado foi um clássico cultuado até hoje, e com méritos. Cinema de primeira qualidade.
Cena do filme: A cena paralela entre o batizado do filho da Connie(com Michael como seu padrinho), enquanto o plano de extermínio dos chefes da máfia de Nova York é executado, climax sensacional do filme.
Ponto Forte: Grandes atuações(com maior destaque a Brando e Al Pacino, em duas das maiores atuações que eu já vi) somadas uma estória muito bem arquitetada e sua trilha sonora clássica.
Nota: 10,0
Emerson: Um dos dez maiores filmes de todos os tempos! A Atuação de Marlon Brando é impecável, uma das melhores que o cinema já viu. Al Pacino também esteve ótimo, além de Robert Duvall, John Cazale, Diane Keaton e Talia Shire como citado no comentário acima. A Trilha sonora é clássica, o roteiro maravilhoso, o filme é perfeito em todos os critérios, uma obra de arte!!! Nota: 10,0
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este sim, é um filme de primeria. Um filme poderoso, um clássico inesquecível!
ResponderExcluirhttp://cinelupinha.blogspot.com/
Obra-Prima AMADA!
ResponderExcluirÉ fantástico, uns dos melhores filmes da história do cinema... fácil fácil!
O elenco como tu disse tá incrivel, todos muito inspirados, oquê foi ótimo para o filme.
A trilha sonora é inesquecivel, até hoje eu me arrepio todo com aquele começo do filme... uau!
Dá vontade de rever agora mesmo! ahaha!
Enfim, é uma grande e inesquecivel trilogia!
Não é atoa que tá entre os favoritos de muitos cinéfilos por aí!