terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Tarzan


Sinopse: A magnífica adaptação Disney do clássico de Edgar Rice Burroughs conta a história de um bebê que nasceu na selva e foi adotado por uma família de gorilas. Por mais que tenha sido considerado um "milagre sem pêlos" pelo líder, foi aceito pelos símios e criado como um semelhante. Com seus amigos, a macaca Terk e o elefante Tantor, ele aprendeu a se balançar nas árvores e a sobreviver no reino animal. Mas com a chegada dos humanos, seus dois mundos colidem-se,e  TARZAN deverá escolher uma vida civilizada, com sua amada Jane, e a vida selvagem que sempre amou. TARZAN é diversão garantida para toda a família.

Elenco Principal

Tony Goldwyn....................Tarzan

Minnie Driver......................Jane

Glenn Close........................Kala

Lance Henriksen................Kerchark

Wayne Knight....................Tantor adulto

Brian Blessed....................Sr. Clayton

Nigel Hawthorne...............Professor Archimedes Q. Porter

Alex D. Linz......................Tarzan jovem

Rosie O'Donnel................Terk

Diretor: Chris Buck, Kevin Lima

Ano: 1999

Oscar: Vencedor na categoria de Melhor Canção Original (You'll Be in My Heart).

Curiosidades:

- A Walt Disney Pictures desenvolveu uma nova tecnologia chamada "Deep Canvas", que permitiu que desenhos realizados em duas dimensões possam ser inseridos em um contexto tridimensional. Esta tecnologia foi desenvolvida especialmente para ser utilizada em TARZAN.
- Phil Collins cantou todas as canções do filme em alemão, para serem incluídas na versão exibida nos cinemas da Alemanha. No Brasil, as canções de Phil Collins foram adaptadas para o português e cantadas por Ed Motta.
- No livro escrito por Edgar Rice Burroughs foi o gorila Kerchark quem matou os pais de Tarzan. No filme Kerchark foi substituído por um leopardo, para fazer com que o personagem parecesse mais simpático para o público e também porque é cientificamente provado que os gorilas não são tão agrassivos como foi apresentado no livro que inspirou Tarzan.
- Tarzan arrecadou mais de US$ 220 milhões nas bilheterias de todo o planeta.

Trailer


Comentário

Uma das minhas animações favoritas, talvez só perca para "O Rei Leão". Um filme que marcou a minha infância, pela história, personagens, mas principalmente pela excelente trilha sonora e por uma das minhas músicas favoritas, "You'll Be In my Heart ", composta pelo excelente músico PHIL COLLINS, do qual sou grande fã. A adaptação em português cantada pelo músico Ed Motta também ficou boa, mas não se compara com a original. O filme é muito bom por diversos fatores, mas a trilha sonora é o diferencial, acabou sendo premiado com o Oscar de Melhor Canção Original. Nota: 10,0 

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Melhor é Impossível (As good as it gets)


Sinopse: Jack Nicholson, Helen Hunt, Greg Kinnear e Cuba Gooding Jr. estrelam MELHOR É IMPOSSÍVEL, esta comédia de grande sucesso dirigida por James L. Brooks.
Nicholson dá um show, Melvin Udall, um escritor obsessivo-compulsivo que não tem a menor paciência em segurar a língua afiada contra as pessoas. No entanto, quando seu vizinho Simon é hospitalizado, Melvin é forçado a tomar conta do cachorrinho dele. E, deste ato inesperado de gentileza e com a ajuda da garçonete Carol Connelly, Melvin consegue voltar para a raça humana. "Magnificamente escrito, dirigido e interpretado, MELHOR É IMPOSSÍVEL é a melhor e mais divertida comédia do ano" - Kenneth Turan, LOS ANGELES TIMES.

Elenco Principal  

Jack Nicholson..........................Melvin Udall

Helen Hunt................................Carol Connelly

Greg Kinnear.............................Simon Bishop

Cuba Gooding Jr. ......................Frank Sachs

Skeet Ulrich...............................Vincent Lopiano

Julie Benz..................................Recepcionista

Harold Ramis............................Dr. Martin Bettes

Jesse James............................Spencer Connelly

Diretor: James L. Brooks

Ano:  1997

Oscar: Vencedor nas categorias de Melhor Ator (Jack Nicholson) e Melhor Atriz (Helen Hunt).
Indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Greg Kinnear), Melhor Roteiro Original, Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora - Comédia/Musical.

Curiosidades

- Antes de MELHOR É IMPOSSÍVEL, o diretor James L. Brooks e o ator Jack Nicholson já haviam trabalhado juntos em Laços de Ternura (1983). Coincidentemente, com este filme Nicholson também ganhou um Oscar, de ator coadjuvante.
- Ao receber o Oscar de melhor Ator em 1998, Jack Nicholson o dedicou ao ator J.T. Walsh, com quem trabalhara em Questão de Honra (1992) e que havia falecido pouco antes da cerimônia.
- Ao término dos créditos aparece a seguinte frase. " The actors in this film were in no way mistreated" (em tradução livre. " Os atores desse filme não foram de maneira alguma maltratados").

Trailer


Comentário

Um filme que mistura os elementos de drama, comédia e romance de maneira excelente! As atuações são espetaculares, o elenco é muito bom. Jack Nicholson (meu ator favorito), está impecável. Tudo funciona no filme, a trilha sonora é sútil, o enquadramento das câmeras, a química dos atores, o roteiro é muito bem escrito, sem dúvida um dos meus favoritos dele, e com certeza o melhor de Helen Hunt e e Greg Kinnear!!! Nota: 9,0 

sábado, 7 de fevereiro de 2015

O Auto da Compadecida


Sinopse: João Grilo é um malandro sabido e esperto que deve lutar pelo seu pão a cada dia, geralmente provocando confusões por onde passa. Ao seu lado está Chicó, companheiro de aventuras e estradas. João acaba morrendo e, com outras figuras, será julgado no céu.

Elenco Principal 

Matheus Nachtergale.........................João Grilo

Selton Mello........................................Chicó

Rogério Cardoso.................................Padre João

Denise Fraga.......................................Dora

Diogo Vilela.........................................Padeiro Eurico

Luis Melo.............................................Diabo

Vírginia Cavendish..............................Rosinha

Bruno Garcia.......................................Vicentão

Enrique Diaz........................................Capanga

Maurício Gonçalves.............................Jesus Cristo

Arames Trindade.................................Cabo Setenta

Marco Nanini.......................................Cangaceiro Severino 

Paulo Goulart.......................................Major. A. Moraes

Lima Duarte.........................................Bispo

Fernanda Montenegro..........................Compadecida

Diretor: Guel Arraes

Ano: 2000

Curiosidades

- O Auto da Compadecida foi inicialmente produzida como uma minissérie de 4 capítulos, exibida na Rede Globo de Televisão de 1998. Devido ao grande sucesso obtido, o diretor Guel Arraes e a Globo Filmes resolveram preparar uma versão para o cinema, que contém 100 minutos a menos que o tempo total da minissérie. 
- Trata-se do primeiro filme feito inteiramente pela Globo Filmes, desde a ideia até seu desenvolvimento.
- Apesar de já ter sido exibida gratuitamente na televisão, a versão para o cinema de O Auto da Compadecida foi um grande sucesso, tendo levado aos cinemas mais de 2 milhões de espectadores.

Trailer



Comentário

O melhor filme brasileiro de todos os tempos! Assim classifico O Auto da Compadecida, uma das comédias mais engraçadas que já vi, daquelas de dar gargalhadas mesmo. Um elenco primoroso com ótimas atuações, destaque para Marco Nanini e Lima Duarte, dois gênios do cinema nacional. Um dos poucos filmes nacionais que valem a pena ter na estante. Nota: 10,0 

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Manhattan


Sinopse: Com duas indicações para o Oscar em 1979, e considerado "um dos mais ambiciosos projetos de Allen" (Boxoffice), Manhattan é um retrato malicioso, tocante e refinado dos relacionamentos modernos contra o pano de fundo da alienação urbana. Magnificamente fotografado em preto e branco (o primeiro filme de Allen neste formato), e acompanhado de uma fantástica trilha sonora assinada por Gershwin, o triunfo estético de Woody Allen é um "retrato prismático de um tempo e um lugar que podem ser estudados daqui a décadas" (Time Magazine).
Nascido em Manhattan, Isaac Davis (Allen), 42 anos, tem um emprego que ele odeia, uma namorada de dezessete anos (Mariel Hemingway) que ele não ama, e uma ex-esposa lésbica, Jill (Meryl Streep) que está escrevendo um livro escancarando o casamento deles...e a quem ele esganaria de bom grado. Mas quando ele encontra Mary (Diane Keaton), a sexy e intelectual amante de seu melhor amigo, Isaac apaixona-se perdidamente. Deixar Tracy, levar Mary para a cama e sair de seu emprego são só os primeiros passos da busca de Isaac por romance e satisfação pessoal em uma cidade onde sexo é uma coisa tão banal como um apertar de mãos  - e a porta de entrada para o amor verdadeiro...é uma porta giratória.

Elenco Principal   

Woody Allen...........................Issac Davis

Meryl Streep...........................Jill

Diane Keaton.........................Mary Wilkie

Michael Murphy ....................Yale

Mariel Hemingway.................Tracy

Anne Byrne Hoffman.............Emily

Karen Ludwig.........................Connie

Karen Allen............................Atriz de televisão 2

Wallace Shawn......................Jeremiah

Diretor: Woody Allen

Ano: 1979

Oscar: Indicado nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante (Mariel Hemingway) e Melhor Roteiro Original.

Curiosidades:

- Apesar de ter sido indicada ao Oscar, este foio primeiro e único papel de grande destaque da atriz Mariel Hemingway.
- Foi o primeiro filme inteiramente preto-e-branco do diretor Woody Allen.
- No filme, Allen é um escritor de TV, fato que aconteceu em sua vida nos anos 50.

Trailer


Comentário

Um dos melhores filmes de Woody Allen, para muitos o melhor! O filme conta com um elenco excelente, fotografia belíssima que mostra perfeitamente a beleza da cidade de Nova York, que serve de plano de fundo para os acontecimentos que ocorrem no filme. Allen e Keaton têm uma química perfeita atuando juntos. Um Ótimo retrato dos conflitos que só uma cidade grande como Nova York pode proporcionar. Nota: 10,0

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Karatê Kid - A Hora da Verdade


Sinopse: Treinado na arte da defesa pessoal por um mestre das artes marciais (Pat Morita, em uma interpretação indicada ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante,1984), Ralph Macchio, um adolescente tímido de 17 anos, enfrenta seu maior inimigo num torneio de karatê no qual a própria honra está em jogo.

Elenco Principal

Ralph Macchio....................Daniel Larusso

Pat Morita...........................Sr. Kesuke Miyagi

Elisabeth Shue...................Ali Mills

Martin Kove........................John Kreese

Randee Heller.....................Lucille Larusso

William Zabka......................Johnny Lawrence

Ron Thomas........................Bobby Brown

Rob Garrison.......................Tommy

Diretor: John G. Avildsen

Ano: 1984

Oscar: Indicado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (Pat Morita)

Curiosidades

- O roteirista Robert Mark Kamen afirmou que batizou o Sr. Miyagi com esse nome em homenagem a Chõjun Miyagi, persursor do estilo de karatê Goju-ryu, que significa "estilo forte e suave".
- "The Karate Kid" era o nome de um personagem da história em quadrinhos "Legião dos Super Heróis", da editora DC produtora do longa. Há um agradecimento para a DC Comics no final dos créditos.
- A cena da praia foi a primeira a ser filmada.

Trailer 


Comentário

Karatê Kid é um clássico da sessão da tarde que marcou a infância e adolescência de muitos que assim como eu, viveram a plenitude dos anos 80/90. Com personagens marcantes e cenas inesquecíveis, o filme ainda conta com uma bela fotografia e uma linda trilha sonora. Muito bom!!! Nota: 8,0