terça-feira, 25 de junho de 2013

Dr. Fantástico (Dr. Strangelove or: How a Learned to Stop Worrying and Love the Bomb)


Sinopse: Dr. Fantástico é a celebrada e clássica comédia de humor negro de Stanley Kubrick sobre o ataque nuclear "acidental" que foi indicado para 4 Oscar em 1964. Criado durante um tempo em que a paranoia da guerra fria estava em seu auge, o filme ainda se mostra atual em nossos dias. Convencido de que os comunistas estão poluindo "os preciosos fluídos corporais" da América, um general enlouquecido (Sterling Hayden) ordena um ataque nuclear a União Soviética. Seu ajudante, Capitão Mandrake (Peter Sellers), desesperadamente procura um maneira de suspender o ataque. Enquanto isso, o presidente dos EUA (Sellers mais uma vez) pega o telefone de emergência para convencer o bêbado premiê soviético que impedir o ataque é um erro tolo, enquanto o conselheiro do presidente (e ex-cientista nazista). DR. FANTÁSTICO (Sellers outra vez) confirma a existência da temida Máquina do Juízo Final - um secreto dispositivo soviético de retaliação que garante acabar com a raça humana de uma vez por todas!

Elenco Principal:


• Peter Sellers.........Presidente, Dr. Fantástico e outros

• Slim Pickens..........Major T.J. 'King' Kong

• Sterling Hayden.......Brigadeiro Jack D. Ripper

• Keenan Wynn...........Coronel 'Bat' Guano

• James Earl Jones......Tenente Lothar Zogg

• George C. Scott.......General 'Buck' Turgidson

• Peter Bull............Embaixador Russo Alexi de Sadesky

• Frank Berry...........Tenente H.R. Dietrich

Diretor: Stanley Kubrick

Ano: 1964

Oscar: Indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor (Stanley Kubrick), Melhor Ator (Peter Sellers) e Melhor Roteiro Adaptado.

Curiosidades:

- Dr. Fantástico é baseado no livro "Alerta Vermelho", escrito pelo ex-tenente da Força Aérea Britânica Peter George, que lançou o livro sob o pseudônimo de Peter Bryant em 1958. Porém, Stanley Kubrick só conheceu o livro em 1961 em uma visita ao Instituto de Estudos estratégicos de Londres, quando comprou os direitos para a sua adaptação para o cinema.
- No livro de Peter George, o qual Dr. Fantástico foi baseado, as duas bombas H eram chamadas de "Hi There" e "Lolita." Por coincidência, o diretor Stanley Kubrick havia dirigido justamente Lolita 2 anos antes de rodar o filme.
- O ator Peter Sellers inicialmente faria não três mas quatro personagens em Dr. Fantástico. Ele apenas não interpretou também o personagem Major T.J. "King" Kong devido ao grande esforço físico que o papel lhe exigia e pelo fato de Sellers ter quebrado o tornozelo após terminar a filmagem dos outros três papéis.

Trailer:


Comentário:

Mais uma obra-prima do meu diretor favorito (Stanley Kubrick)...o filme mais representativo de humor negro já feito, com um tema polêmico discutido até os dias de hoje. Atuações impressionantes de Peter Sellers e um final muito engraçado...bom, pelo menos na minha opinião!!! Nota: 10,0