sábado, 30 de julho de 2011

Operação França (The French Connection)


Sinopse: Os detetives de Nova Iorque, Popeye Doyle (Gene Hackman) e Buddy Russo (Roy Scheider) tentam desmantelar uma rede de tráfego de narcóticos e acabam por descobrir a Operação França. Mas quando um dos criminosos tenta matar Doyle, ele inicia uma perseguição mortal que o leva muito além dos limites da cidade. Baseado em uma história real, este suspense
repleto de ação, com sua famosa cena de perseguição, ganhou cinco prêmios Oscar, em 1971, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor (William Friedkin) e Melhor Ator para Hackman.

Elenco principal:

Gene Hackman .... detetive Jimmy Doyle ('Popeye')
Fernando Rey .... Alain Charnier
Roy Scheider .... detetive Buddy Russo ('Cloudy')
Tony Lo Bianco .... Salvatore Boca ('Sal')
Marcel Bozzuffi .... Pierre Nicoli
Frédéric de Pasquale .... Henri Devereaux
Bill Hickman .... Bill Mulderig
Ann Rebbot .... sra. Marie Charnier
Harold Gary.... Joel Weinstock
Arlene Farber .... Angie Boca
Eddie Egan.... Walt Simonson
André Ernotte .... La Valle
Sonny Grosso.... Bill Klein
Benny Marino .... Lou Boca
Patrick McDermott.... Howard, o químico

Diretor: William Friedkin

Ano: 1971

Oscar: Vencedor nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator(Gene Hackman), Melhor Montagem e Melhor Roteiro Adaptado.
Indicado nas categorias Melhor Ator Coadjuvante (Roy Scheider), Melhor Som e Melhor Fotografia.

Curiosidades:

- Gene Hackmam e Roy Scheider fizeram patrulha com os policiais Eddie Egan e Sonny Grosso durante um mês, antes do início das filmagens, para pegar melhor o espírito de seus personagens. Posteriormente Egan e Grosso fizeram pequenas pontas como supervisores de polícia.
- A sequência de perseguição foi rodada fora de ordem, durante um período de 5 semanas. A batida de carro que ocorre durante esta sequência não foi planejada, mas foi mantida no filme devido ao seu realismo. O homem que teve seu carro atingido tinha deixado sua casa a poucas quadras daquele local, sem saber que ali seria rodada esta cena. Posteriormente os produtores pagaram os danos causados ao carro.
- Foi o segundo filme de censura R a ganhar o Oscar de melhor filme, o anterior foi Perdidos na Noite (1969).
- William Friedkin aos 36 anos foi o mais jovem vencedor do Oscar de Melhor Diretor.

Trailer:

Comentários:Emerson: Operação França é um dos filmes do gênero policial que eu mais gosto!
Bela fotografia, tomadas de câmera que deixam a cena mais dinâmica e uma trilha sonora nos momentos certos que oferece uma tensão maior ao suspense.
O filme conta também com a famosa cena de perseguição, copiada por tantos outros filmes posteriormente, e também com ótima atuação de Gene Hackman, que acabou premiado com o Oscar. Ótimo!!! Nota: 8,5
Yuri:
Nota: