terça-feira, 21 de junho de 2011

Náufrago (Cast Away)


Sinopse: Tom Hanks "tem uma das maiores atuações do cinema de todos os tempos" (New York Post) como Chuck Noland - um engenheiro de sistemas da FedEx obcecado pela extrema pontualidade - que tem sua vida abruptamente mudada quando um acidente de avião o leva a uma ilha remota e isolada. Enquanto luta para sobreviver, ele descobre qua sua jornada pessoal está apenas começando.

Elenco principal:

• Tom Hanks Chuck Noland
• Helen Hunt Kelly
• Leonid Citer Fyodor
• David Allen Brooks Dick Peterson
• Semion Suradikov Nicolai
• Paul Sanchez Ramon

Diretor: Robert Zemeckis

Ano: 2000

Oscar: Indicado nas categorias de Melhor Ator (Tom Hanks) e Melhor Som.

- As filmagens de Náufrago fora divididas em dois longos períodos. No primeiro Tom Hanks e os demais atores rodaram todas as cenas em que seu personagem aparecia antes do acidente que o deixa preso na ilha deserta. Depois disto, as filmagens foram suspensas por alguns meses, para que Hanks tivesse tempo suficiente para perder peso e interpretar o personagem após anos preso na ilha. Após ter perdido mais de 20 quilos e ter deixado a barba crescer bastante, as filmagens foram retomadas, sendo então rodadas todas as cenas restantes do filme.
- Durante o período em que as filmagens foram suspensas, o diretor Robert Zemeckis  rodou Revelação (2000), suspense estrelado por Harrison Ford e Michelle Pfeiffer.  

Trailer:

Comentários:Emerson: Náufrago nos apresenta uma das melhores atuações do cinema. A entrega de Tom Hanks a este personagem é incrível. Acabou não levando o Oscar pois disputou a estatueta nada mais, nada menos com Russel Crowe por Gladiador. Emocionante!!! Nota: 10,0Yuri: Nota:

domingo, 12 de junho de 2011

Gata em Teto de Zinco Quente (Cat on a Hot Tin Roof)


Sinopse: "Eu não estou vivendo com você" Maggie dispara a frase secamente contra Brick. "Nós ocupamos a mesma jaula, isso é tudo." As cruas emoções e diálogos brilhantes de Tennessee Williams (ganhador do Pulitzer em 1995) ecoam como uma tempestade nesta versão cujas ardentes performances e tema adulto transformaram-na em um campeão de bilheterias.
Paul Newman recebeu sua primeira indicação ao Oscar por esta interpretação plena como herói do esporte Brick. Elizabeth Taylor, por sua vez, conseguiu sua segunda indicação interpretando Maggie, a Gata, cravando suas garras e agarrando-se à vida não como ela é, mas como ela espera que seja algum dia, um vívido retrato de lealdade passional. Também estrelado por Burl Ives (reprisando nas telas o papel de falso Velho, que marcou sua carreira na Broadway), Gata em Teto de Zinco Quente oferece temperaturas realmente altas.

Elenco principal:

Elizabeth Taylor
.... Maggie Pollitt
Paul Newman......... Brick Pollitt
Burl Ives..................Big Daddy
Jack Carson............ Gooper
Judith Anderson.... Big Mama
Madeleine Sherwood.... Mae

Diretor: Richard Brooks

Ano: 1958

Oscar: Indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Paul Newman), Melhor Atriz (Elizabeth Taylor), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia.

Curiosidades:

- Tennesse Williams, autor da peça a qual Gata em Teto de Zinco Quente, detestou tanto a versão cinematográfica que fez publicidade contra o filme, na época que foi lançado.
- Grace Kelly e Lana Turner estiveram cotadas para interpretar a personagem Maggie Pollitt.
- A censura da época removeu as referências de homossexualidade, fazendo do personagem de Paul Newman um problemático, em vez de alguém que luta com sua identidade sexual.

Trailer:

Comentários:Emerson: Obra Prima! Ótimas atuações, um roteiro maravilhoso, sem dúvidas um dos melhores filmes de todos os tempos!!! Nota: 10,0Yuri: Nota: