quarta-feira, 24 de março de 2010

Uma Mente Brilhante ( A Beautiful Mind)



Sinopse: Premiado com 4 Academy - Award, incluindo o Oscar de Melhor filme. Uma Mente Brilhante foi dirigido por Ron Howard premiado com um Academy - Award e produzido pelo seu parceiro de longa data, igualmente premiado com um Academy - Award, Brian Graze. Uma Mente Brilhante conta com Russel Crowe no papel principal, num extraordinário desempenho como o brilhante matemático John Nash, que está prestes a obter o reconhecimento internacional quando se envolve numa misteriosa conspiração. Agora, só lhe resta a dedicada esposa (Jennifer Connelly, vencedora de um Academy - Award) para o ajudar nesta fascinante história de coragem, paixão e triunfo.


Elenco Principal:

Russell Crowe (John Forbes Nash Jr.)
Ed Harris (William Parcher)
Jennifer Connelly (Alicia Nash)
Paul Bettany (Charles)
Adam Goldberg (Sol)
Vivien Cardone (Marcee)
Judd Hirsch (Helinger)
Josh Lucas (Hansen)
Anthony Rapp (Bender)
Christopher Plummer (Dr. Rosen)
David B. Allen (John Nash Jr. - 13 anos)


Diretor: Ron Howard

Ano: 2001

Oscar: Ganhou nas categorias de melhor filme, melhor roteiro adaptado, melhor diretor (Ron Haward) e melhor atriz coadjuvante (Jennifer Connelly).
Indicado nas categorias de melhor ator (Russel Crowe), melhor trilha sonora original (James Horner), melhor edição (Mike Hill e Daniel P. Hanley) e melhor maquiagem (Greg Cannom e Colleen Callaghan).

Curiosidades:

- Inicialmente seria Robert Redford quem dirigiria Uma Mente Brilhante.
- Tom Cruise estava cotado para interpretar John Nash.
- Este é o 1º de dois filmes em que o diretor Ron Haward e o ator Russel Crowe trabalham juntos. O Posterior foi  A Luta Pela Esperança (2006).

Trailer:Comentários:Yuri: Sem dúvidas o melhor trabalho de Ron Howard(mais uma vez em parceria com o produtor Brian Grazer), com um roteiro brilhante cheio de reviravoltas, contando com um excelente elenco conduzido por Crowe em seu melhor momento no cinema(pelo menos pra mim, e olha que isso é dificil devido a número de grandes atuações desse ator que sou fã), também com a mulher mais linda que já vi(Jennifer Connely) e o grande Ed Harris(mais um dos meus favoritos). Destaque também para a ótima trilha sonora. Classicasso Top na minha lista.

Cena do Filme: Nash sentado na cama sózinho, crente que sua mulher o tinha deixado, mais Alicia volta e protagoniza uma das cenas mais lindas que já vi, não sou muito romântico, mais essa pegou, rs.
Nota: 10,0Emerson: Uma Mente Brilhante é um dos meus filmes favoritos. O filme nos proporciona uma das melhores atuações de um ator em um filme, Russel Crowe esteve ótimo no papel de John Nash. O filme também conta com um ótimo elenco e com um roteiro maravilhoso. Emocionante e brilhante! Nota:10,0

quarta-feira, 17 de março de 2010

Os Infiltrados (The Departed)


Sinopse: O novato policial Billy Costigan (Leonardo DiCaprio) cresceu em meio à criminalidade. Isso faz dele a pessoa perfeita para se infiltrar na organização mafiosa dirigida pelo chefão Frank Costello (Jack Nicholson). Sua missão é conquistar a confiança de Costello e ajudar os detetives que cuidam do caso (Mark Wahlberg e Martin Sheen) a colocar Costello atrás das grades. Enquanto isso, outro tira, Colin Sullivan (Matt Damon) tem a onfiança de todo mundo onde trabalha.
Ninguém suspeita que ele é o espião de Costello na corporação. Como esses infiltrados conduzem suas vidas paralelas, as traições e o choque de interesses compõem o feroz mote de Os Infiltrados, a mundialmente aclamada obra do diretor Martin Scorsese, que conduz um elenco estelar e talentoso em um conto visceral sobre o crime e suas implicações. Trata-se de um filme tenso. Tão tenso como encarar o cano de uma arma nas mãos de um criminoso - ou de um policial.


Elenco Principal:


Leonardo DiCaprio .... Billy Costigan
Matt Damon .... Colin Sullivan
Jack Nicholson .... Frank Costello
Mark Wahlberg .... Dignam
Martin Sheen .... capitão Queenan
Ray Winstone .... sr. French
Vera Farmiga .... Madolyn
Anthony Anderson .... Brown
Alec Baldwin .... Ellerby
Kevin Corrigan .... Sean
James Badge Dale .... Barrigan
David O'Hara .... Fitzy

Diretor: Martin Scorsese

Ano: 2006

Oscar: Venceu na categoria de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro adaptado e melhor montagem.
Indicado na categoria de melhor ator coadjuvante (Mark Wahlberg).

Curiosidades:

- Robert De Niro chegou a assassinar contrato para atuar em Os Infiltrados, mas foi obrigado a deixar o projeto.
- Inicialmente Jack Nicholson recusou a proposta de interpretar Frank Costello em Os Infiltrados, sendo convencido a participar do filme após uma visita do diretor Martin Scorsese e de Leonardo DiCaprio. Segundo Nicholson, a principal razão para ter mudado de ideia é que gostaria de voltar a interpretar um vilão, já que seus últimos filmes haviam sido comédias.
- Como parte de sua pesquisa para o personagem, Matt Damon, trabalhou durante algum tempo na estação policial de Massachusetts. Neste período o ator fez rondas policiais e realizou procedimentos típicos  do trabalho policial.

Trailer

Comentários:Yuri:Nota:Emerson: Um dos melhores filmes de Scorsese. Contando com um elenco de primeira linha, Os Infiltrados é um suspense que prende a atenção do início ao fim.Um filme tenso, repleto de ação, com um ótimo roteiro e que conta com grandes atuações. Jack Nicholson como sempre impecável, e não tem um filme que eu não dê risada com as caretas que ele faz. Ótimo! Nota: 9,0

segunda-feira, 15 de março de 2010

Um Corpo Que Cai (Vertigo)



Sinopse: Passado em São Francisco, James Stewart interpreta um detetive com fobia de altura contratado por um homem para seguir sua esposa com tendências suicidas (Kim Novak). Após resgastá-la de uma queda na baía da cidade, ele fica obcecado pela bela e atormentada mulher. Uma das mais arrepiantes narrativas do cinema, com muitas e fascinantes tomadas e ângulos de câmera inusitados de renomadas paisagens de São Francisco. Imperdível para os colecionadores, Um Corpo Que Cai foi saudado pelo crítico Leonard Maltin como "um filme excepcional que permite múltiplas leituras", recebendo a classificação de quatro estrelas.


Elenco Principal:


James Stewart .... detetive John Ferguson (Scottie)
Kim Novak .... Madeleine Elster / Judy Barton
Barbara Bel Geddes .... Marjorie Wood (Midge)
Tom Helmore .... Gavin Elster
Henry Jones .... coronel
Raymond Bailey .... médico de Scottie
Ellen Corby .... gerente do McKittrick Hotel
Konstantin Shayne .... Pop Leibel
Lee Patrick .... proprietário do carro

Diretor: Alfred Hitchcock

Ano: 1958

Oscar: Teve duas indicações, nas categoria de melhor som e melhor direção de arte.

Curiosidades:

- Alfred Hitchcock inventou para Um Corpo que Cai a sequência de zooms e afastamentos da câmera, que dá ao público a sensação de vertigem sentida por John "Scottie" Ferguson. Por apenas alguns segundos utilizando esta sequência foi pago cerca de US$ 19 mil.
- O diretor Alfred Hitchcock aparece em cena aos exatos 11 minutos de Um Corpo que Cai, caminhando com um terno em frente ao estaleiro Gavin Elster.
- Na época recebido pela crítica com reservas, hoje Um Corpo que Cai é considerado a Obra-Prima de Alfred Hitchcock.

Trailer:





Comentários:

Yuri:
Excelente fotográfia, uma grande trilha sonora(mais uma vez conduzida pelo gênio Bernard Hermann) e um orginal e envolvente enredo fazem de Um Corpo Que Cai uma obra-prima do cinema. Hitchcock como sempre um monstro na direção, trabalhando mais uma vez com James Stewart, destacando-se também a linda Kim Novak, sem dúvidas uma das atrizes mais belas a passarem pelo cinema. Este é aquele filme que nos deixa pensando logo após o final, nos permitindo mais de uma interpretação sobre o clássico, não é a toa que sempre está bem colocado(geralmente entre os 4 primeiros) na maioria das votações sobre qual seria o melhor filme de todos os tempos para a crítica especializada. Concordo sobre ele ser o melhor filme do mestre(pelos que eu já assisti). Clássico! Nota: 10,0

Emerson:
Obra prima! Não há outra maneira de descrever Um Corpo que Cai que não seja perfeito. O melhor filme do mestre do suspense Hitchcock, contando com ótimas atuações de James Stewart,( melhor filme dele na minha opinião), e da belíssima Kim Novak. Um dos melhores filmes de todos os tempos, e um dos meus preferidos, imperdível. Nota:10,0

sábado, 13 de março de 2010

Apocalypse Now



Sinopse: Em plena Guerra do Vietnã, por volta de 1969, um alto comando do exército americano designa o capitão Willard para matar o coronel Kurtz no interiror da selva do Camboja.
Subindo o rio em um barco de patrulha e escoltado por quatro soldados, Willard depara-se com situações inacreditáveis e absurdas geradas pela guerra enquanto examina os documentos a respeito do coronel. Ao chegar ao seu destino, percebe que os nativos adoram Kurtz como a um deus e terá que decidir, se cumpre ou não, a sua missão.
Eleno principal:
Marlon Brando - coronel Walter E.Kurtz
Martin Sheen - capitão L.Willard
Robert Duvall - tenente-coronel Bill Kilgore
Frederic Forest - Jay 'Chef' Hicks
Sam Bottoms - Lance B.Johnson
Laurence Fishburn - Tyrone 'Clean' Miller
Albert Hall - chefe Phillips
Harrison Ford - coronel Lucas
Dennis Hopper - fotojornalista

Diretor: Francis Ford Coppola

Ano: 1979

Oscar:
Ganhou nas categorias de melhor fotografia e melhor som.
Nomeado nas categorias melhor direção de arte, melhor filme, melhor ator coadjuvante(Robert Duvall), melhor diretor(Francis Ford Coppola) e melhor edição.

Curiosidades:

- As negociações para ter Marlon Brando no elenco foram bastante complicadas. Tendo recebido antecipadamente US$ 1 milhão, Brando ameaçou abandonar o projeto ainda antes das filmagens começarem. Coppola, por sua vez, respondeu que não se importava com a ausência de Brando e que se ele realmente abandonasse o papel iria convidar Jack Nicholson, Robert Redford ou Al Pacino para o papel. Brando naquele momento estava gordo, andava frequentemente bêbado e admitiu que não havia lido nem o roteiro e nem o livro em que o livro se baseava. Mesmo depois de ler o roteiro, ainda se recusou. Após dias de conversa, Brando concordou em atuar no filme, com uma condição: de que ele aparecesse sempre nas sombras, para que o público não notasse que ele estava 40 quilos acima do peso normal.
- Apesar da história ser situada no Vietnã, Apocalypse Now foi na verdade todo rodado nas Filipinas.

Trailer:



Comentários:
Yuri: Um filme de guerra envolvente, forte e bem original, Apocalipse Now nos trás uma assustadora viajem pela guerra do Vietnã, uma viajem ao desconheçido e principalmente a o "horror" psicológico que seus personagens passam, o que nos mantém ligados do ínicio ao fim. Contando com interpretações de primeira de Marlon Brando, Martin Shenn e Robert Duvall, esse é um filme que marca, para sempre ser lembrado, um verdadeiro clássico de guerra.
Cena do filme: Martin Sheen emergindo do pantano para o defecho final, cena clássica demais!
Ponto forte: Excelente trilha sonora e um clima sombrio impactante. Nota: 10,0
Emerson: Apocalipse Now é um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos. O filme conta com grandes atuações e com uma clássica trilha sonora. No entanto, o melhor do filme é o final produzido de forma genial por Francis Ford Coppola. Sombrio, tenebroso, perfeito! Nota:10,0