sábado, 30 de janeiro de 2010

O Iluminado (The Shining)


Sinopse: Pense no mais inconcebível terror. Um monstro de outro planeta? Uma epidemia mortífera? Ou, como nesta obra-prima do diretor Stanley Kubrick, o medo de ser assassinado por alguém que sempre o amou e protegeu, um membro de sua própria famíla?
Do roteiro que ele co-adaptou do livro de Stephen King, Kubrick mistura grandes interpretações, cenários ameaçadores, cenas extraídas de um sonho, com sustos constantes, transformando o filme num marco do terror. No papel principal, Jack Nicholson interpreta Jack Torrance, que vai para o elegante e isolado Overlook Hotel com sua esposa e filho, para trabalhar como zelador durante o inverno. Torrance jamais havia estado naquele lugar antes. Ou será que havia? A resposta está na fantasmagórica jornada de loucura e assassinato.

Elenco principal:

Jack Nicholson - Jack Torrance
Shelley Duvall - Winifred "Wendy" Torrance
Danny Lloyd - Daniel "Danny" Torrance
Scatman Crothers - Dick Hallorann
Barry Nelson - Stuart Ullman
Philip Stone - Delbert Grady
Joe Turkel - Lloyd, o garçom
Anne Jackson - Doutor
Tony Burton- Larry Durkin
Barry Dennen - Bill Watson
Lisa Burns - Gêmea Grady #1
Louise Burns - Gêmea Grady #2

Diretor: Stanley Kubrick

Ano: 1980

Curiosidades:

- No livro "The Shining", o apartamento onde o filme se desenrolava era o de número 217. Atendendo a um pedido do dono do hotel onde O Iluminado foi filmado, que temia que as pessoas não alugassem o quarto 217 por causa do filme, o número do apartamento foi alterado para 237, inexistente no hotel em que o filme fora rodado.
- Stanley Kubrick nada mais nada menos do que 127 vezes uma cena com a atriz Shelley Duvall até que ela ficasse do jeito como o diretor queria.
- Sempre que o personagem Jack Torrance falava com um "fantasma" no filme havia um espelho em cena. 

Trailer:


Comentários:

Yuri:
Um filme baseado em um livro de Stephen King, com a direção de um gênio como Kubrick e protagonizado por Jack Nicholson não poderia receber outra classifação que não seja excelente. Virei fã do Nicholson depois de assistir esse filme a uns anos átras, ele conseguiu ser assustador e ao mesmo tempo cômico neste papel. O longa também conta com uma trilha sonora de arrepiar que te prende ao filme e uma estória envolvente. Simplesmente um clássico do terror. Nota:10,0

Emerson:
Um épico do terror, o melhor filme de Kubrick, e também o melhor filme de Jack Nicholson, fantástico, um filme que te prende, atuações fantásticas, trilha sonora que chega a arrepiar, ótimo!!! Nota:10,0

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Meu Nome é Coogan (Coogan's Bluff)


Sinopse: O filme se passa em Nova Iorque e é sobre a perseguição de um xerife do Arizona ao assassino Ringerman, que escapou de sua jurisdição. Só que o ambiente urbano não muda os métodos do xerife, que continua a agir como caubói em meio ao caos da cidade grande.

Elenco principal:
Clint Eastwood (Coogan)
Lee J. Cobb (Detetive McElroy)
Susan Clark (Julie Roth)
Tisha Sterling (Linny Raven)
Don Stroud (James Ringerman)

Diretor: Don Siegel

Ano: 1968

Curiosidades:

- Quando Coogan está procurando em uma boate de Nova York é exibida em uma tela em uma cena de Tarântula, filme estrelado pelo próprio eastwood em 1955.
- Este é o 1º de 5 filmes em que Clint Eastwood trabalhou com o diretor Don Siegel. Os demais foram Os Abutres têm fome (1969), Perseguidor Implacável (1971), The Beguiled (1971) e Alcatraz - Fuga Impossível (1979).

Cena do filme (não consegui o trailer do filme):


Comentários:
Yuri: Um filme que mistura humor e ação muito bem, com Eastwood como policial bem ao seu estilo(caubói durão e de poucas palavras) contrastando com as adversidades da Nova Iorque dos anos 60. Um bom entretenimento. Nota: 7,25
Emerson: Meu nome é Coogan é um filme divertido e que conta com uma boa atuação de Clint Eastwood, porém o filme está longe de ser um dos melhores dele. Bom!!! Nota: 7,5


segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Sindicato de Ladrões (On the Waterfront)





Sinopse: Terry Malloy (Marlon Brando) é um ex-boxeador que costumava ser grande, mas que se tornou pequeno ao entrar para a gangue exploradora de Johnny Friendly (Lee J. Cobb). Quando um trabalhador inocente morre, Terry sente-se culpado e começa a tentar consertar suas ações passadas lutando diretamente contra o sindicato, sofrendo também as conseqüências. Durante a luta, acaba por se apaixonar pela irmã do falecido, a jovem e inocente Edie Doyle (Eva Marie Saint). Vencedor de 8 Oscar, incluindo Melhor Filme, Diretor e Ator (Marlon Brando).

Elenco principal:

Marlon Brando .... Terry Malloy
Eva Marie-Saint .... Edie Doyle
Karl Malden .... padre Barry
Lee J. Cobb .... Johnny Friendly
Rod Steiger .... Charley Malloy
Pat Henning .... Timothy "Kayo" J. Dugan

Diretor: Elia Kazan

Ano: 1954

Oscar 1955:

Venceu na categoria de melhor filme, melhor diretor, melhor ator (Marlon Brando), melhor atriz coadjuvante (Eva Marie Saint), melhor direção de arte - preto e branco, melhor fotografia - preto e branco, melhor edição e melhor roteiro.
Indicado nas categorias de melhor ator coadjuvante (Karl Malden, Lee J. Cobb e Rod Steiger) e melhor trilha sonora.

Curiosidades:

- Frank Sinatra chegou a estar cotado para interpretar o personagem Terry Malloy, tendo até mesmo conversado com o diretor Elia Kazan sobre o papel. A escolha por Marlon Brando foi do produtor Sam Spiegel , acreditando no maior apelo do ator junto às bilheterias.
- Este é o 3 filme em que o diretor Eliz Kazan e o ator Marlon Brando trabalharam juntos. Os demais foram, Uma Rua Chamada Pecado (1951) e Viva Zapata (1952).
- Grace Kelly recusou a personagem Edie Doyle, tendo preferido atuar em Janela Indiscreta (1954).

Trailer:




Comentários:
Yuri: Um filme que nos emociona tratando da redenção de um homem, contando com grandes atuações de Marlon Brando e Lee J.Cobb e acompanhado por uma grande trilha sonora, um clássico dos anos 50. Nota: 8,25
Emerson:Sindicato de Ladrões é um dos clássicos do cinema,com atuações magníficas,trilha sonora perfeita,som e imagem que dão um toque especial para esse grande filme. Nota:8,5

Psicose (Psycho)



Sinopse: Marion Crane (Janet Leigh) rouba a firma em que trabalha e foge para recomeçar sua vida. Uma tempestade a faz parar num hotel de beira de estrada, onde é recebida pelo estranho, porém afável, Norman Bates (Anthony Perkins), que cuida do lugar. Quando Marion desaparece, sua irmã e o amante decidem investigar. Um dos mais famosos filmes de Hitchcock, com a famosa seqüência de esfaqueamento no banheiro.

Elenco Principal:

Janet Leigh - Marion Crane
Anthony Perkins - Norman Bates
Vera Miles - Lila Crane
John Gavin - Sam Loomis
Martin Balsam - Detective Milton Arbogast
John McIntire - Xerife Al Chambers

Diretor: Alfred Hitchcock

Ano: 1960

Oscar 1961
Foi indicado nas categorias de melhor atriz coadjuvante (Janet Leigh), melhor fotografia, melhor direção de arte e melhor direção.

Curiosidades:

- Uma modelo nua foi utilizada várias vezes por Hitchcock em algumas das cenas do chuveiro, na intenção de criar realismo.
- Psicose foi filmado em preto e branco por opção do próprio Alfred Hitchcock, que considerava que com as cores, o filme ficaria, "ensanguentado" demais.
- Para criar o sangue na cena do chuveiro foi utilizada calda de chocolate.

Trailer:


Comentários:
Yuri: Clássico do suspense, o filme mais famoso da grande carreira de Hitchcock, e não é por menos, um filme que te prende do ínicio ao fim com seu terror psicológico, acompanhado por uma trilha sonora marcante feita pelo mestre Bernard Herrmann, culminando em um final genial. Uma grande obra do mestre. Nota: 8,75

Emerson:Psicose é um dos melhores filmes de suspense de todos os tempos,se não o melhor,mais uma obra prima do grande diretor Hitchcock,a trilha sonora é essencial nesse filme,que conta com a famosa cena do chuveiro. Nota:10,0

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

2001: Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Odissey)


Sinopse: Desde a pré-história, um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização, interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas a bordo na nave Discovery é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monolito. Este clássico de Stanley Kubrick, em 1968, quebra todos os limites de narrativa e efeitos especiais da época, numa história que fala sobre tecnologia e humanismo. Baseado no livro de Arthur C. Clarke, The Sentinel , 2001 é uma experiência visual e intelectual, marco de uma época onde ficção científica representava apenas filmes de monstros. O filme está entre os 100 melhores filmes do American Film Institute e em 1968 teve 4 indicações ao Oscar.
Elenco Principal: Keir Dullea , Gary Lockwood , William Sylvester , Leonard Rossiter , Margaret Tyrack.


Diretor: Stanley Kubrick

Ano: 1968

Oscar: Venceu na categoria de Melhores Efeitos Especiais (Douglas Trumbull); Concorreu nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Diretor.

Curiosidades:

- O nome do computador HAL é uma referência indireta a IBM, gigante do ramo da computação. Cada uma das letras da sigla HAL é exatamente uma anterior, em relação ao alfabeto, às letras da IBM.

Trailer





Comentários:
Yuri: Uma assustadora e ao mesmo tempo fascinante viajem ao desconhecido, é assim que encaro essa obra-prima de Kubrick, extremamente inovadora, principalmente para sua época, diferente de tudo que eu vi até hoje e com uma trilha sonora perfeita e arrasadora, uma das melhores da história do cinema sem dúvidas. Concordo com Owen Gleiberman sobre esse ter sido o melhor filme de ficção científica já feito, e de longe. Nota: 9,5


Emerson:Um filme extraordinário,um dos melhores de Stanley Kubrick, inovador, surpreendente e capaz de várias interpretações, tendo uma das melhores trilhas sonoras de todos os tempos, sequer foi indicado ao oscar, uma pena,pena do oscar não é mesmo?! Nota: 10,0





Golpe de Mestre (The Sting)




Sinopse: Em Illinois, em 1936, dois vigaristas dão um golpe em um capanga de um gângster e embolsam muito dinheiro. O gângster decide se vingar e mata um dos que lhe aplicaram o golpe, enquanto o outro foge e entra em contato com um ex-parceiro. Eles decidem então aplicar um tremendo "conto do vigário" que abalará as finanças deste chefão mafioso.


Elenco principal:

Paul Newman - Henry Gondorff
Robert Redford - Johnny Hooker
Robert Shaw - Doyle Lonnegan
Charles Durning - tenente Wm. Snyder

Diretor: George Roy Hill

Oscar 1974
Venceu nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor direção de arte, melhor figurino, melhor montagem, melhor trilha sonora e melhor roteiro original.
Indicado nas categorias de melhor ator (Robert Redford), melhor fotografia e melhor som.

Curiosidades:

- O ator Robert Shaw torceu o tornozelo pouco antes do início das filmagens e acabou utilizando seu novo modo de andar no personagem que interpretou.
- Jack Nicholson não aceitou o papel de Johnny Hooker.
- Robert Redford nunca tinha assistido ao filme até junho de 2004.
- Esse é o segundo filme em que Robert Redford e Paul Newman atuam juntos. O outro filme foi Butch Cassidy.

Trailer



Comentários:
Yuri: Um excelente enredo e um elenco de primeira são os carros chefes de o Golpe de Mestre, o filme também prima pelo humor e uma clássica trilha sonora. Este é um longa que te prende pela inteligência da história em todas as passagens e surpreende com um grande final. Clássico do cinema. Nota: 8,75

Emerson: Um filme agradável, inteligente e surpreendente, assim descrevo Golpe de Mestre, com ótimas atuações de Paul Newman e Robert Redford, imperdível para quem gosta de cinema.Nota: 8,5